No items found.

Análise & Opinião

Análise & Opinião

In Memoriam: famosos que perdemos em 2021

1/1/2022

Em 2021, nos despedimos de inúmeras celebridades do mundo da cultura, pessoas que deixaram sua inegável marca no cinema, nas séries, na música, no teatro, na literatura e em diversas outras áreas. Aqui, relembraremos algumas dessas pessoas que partiram.

escrito por
Luis Henrique Franco

Em 2021, nos despedimos de inúmeras celebridades do mundo da cultura, pessoas que deixaram sua inegável marca no cinema, nas séries, na música, no teatro, na literatura e em diversas outras áreas. Aqui, relembraremos algumas dessas pessoas que partiram.

escrito por
Luis Henrique Franco
1/1/2022

Conforme os anos passam, as pessoas envelhecem mais e mais, até que chega o triste momento de se dizer adeus. Não é diferente para as celebridades da cultura e do entretenimento, e todos os anos dizemos adeus a pessoas que marcaram nossas vidas através de seus filmes, séries, livros, canções e interpretações memoráveis.

2021 está perto do fim, e leva consigo inúmeros nomes de celebridades que se tornaram icônicas ao longo de seus muitos anos de atuação, algumas inclusive que chegaram a revolucionar ou modernizar um determinado aspecto da nossa cultura. Na lista abaixo, fazemos uma última homenagem a essas pessoas que partiram, para que elas continuem a ser lembradas e aclamadas para todo o sempre.

LARRY KING

Larry King foi um radialista e apresentador de TV estadunidense. Começou no programa The Larry King Show, trazendo a fórmula conhecida do talk show, com perguntas de seus ouvintes para os seus entrevistados, além de permitir a discussão aberta sobre qualquer tópico com seu público no programa Open Phone America. Em 1985, começou o Larry King Live, na CNN, onde entrevistava personagens diversas, de conspiracionistas a a políticos proeminentes e estrelas do cinema. Ficou famoso por mediar o debate presidencial entre Al Gore e Ross Perot, em 1993, que se tornou o programa mais visto da CNN por décadas.

O apresentador possuía um estilo único de entrevista, baseado em perguntas fáceis, sem muito confronto, mas diretas, o que o tornava atrativo para pessoas que desejavam expor seus pensamentos sem serem duramente questionadas por eles. De acordo com a CNN, Larry realizou mais de 30.000 entrevistas em sua carreira no programa, e mais de 60.000 ao longo de toda a sua vida, além de escrever regularmente para o USA Today por quase 20 anos.

Larry King faleceu em 23 de janeiro de 2021, aos 87 anos de idade. De acordo com sua esposa, ele havia se recuperado de uma infecção de COVID-19, mas desenvolveu sepse como uma complicação e não suportou.

CLORIS LEACHMAN

Cloris Leachman foi uma atriz estadunidense. Em 1946, competiu como Miss Chicago e Miss América e, pouco tempo depois, iniciou sua carreiro no cinema e na tv, ficando conhecida por filmes como As Mil Faces do Amor, Butch Cassidy & The Sundance Kid, Alta Ansiedade, O Gigante de Ferro, Música do Coração e A Última Sessão de Cinema, pelo qual recebeu um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Na televisão, Cloris ficou famosa por seus papéis em The Mary Tyler Moore Show e Phylis, pelo qual recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical. Faleceu em 26 de janeiro de 2021, aos 94 anos, de causas naturais.

CHRISTOPHER PLUMMER

Christopher Plummer foi um renomado ator canadense que ganhou imenso reconhecimento por seus trabalhos no cinema, tv e teatro. Fez sua estreia na Broadway em 1954 e continuou atuando nos palcos por toda a sua vida, interpretando papéis em Cyrano (1974) e diversas adaptações shakespearianas, como Hamlet, Othello, Macbeth e Rei Lear, além de outras peças famosas como O Vento Será Tua Herança.

Fez sua estreia no cinema em 1958, no filme Quando o Espetáculo Termina e alcançou imenso sucesso no papel de Capitão Von Trapp em A Noviça Rebelde. Depois disso, participou de inúmeros filmes de sucesso, como A Noite dos Generais, O Homem que Queria Ser Rei, Em Algum Lugar do Passado, Malcolm X, Os 12 Macacos, O Informante, Uma Mente Brilhante e Toda a Forma de Amor, pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Em 2017, aos 88 anos, tornou-se a pessoa mais velha a ser indicada a um Oscar por seu papel em Todo o Dinheiro do Mundo.

Plummer faleceu em 5 de fevereiro de 2021, aos 91 anos, por complicações causadas por uma queda.

YAPHET KOTTO

Yaphet Kotto foi um ator estadunidense. Ficou extremamente conhecido após interpretar o vilão Dr. Kananga em 007 - Viva e Deixe Morrer, e a partir de então apareceu em inúmeros filmes e séries de sucesso, como Roots, Alien: O Oitavo Passageiro, O Sobrevivente, Fuga à Meia-Noite e Corações Roubados. Também atuou em produções como Os 4 Heróis do Texas e Crown, o Magnífico.

Por muito tempo, Yaphet Kotto alegou ser tataraneto da Rainha Vitória do Reino Unido. Segundo ele, o filho da rainha, Príncipe Edward, teria tido um envolvimento amoroso com a princesa Nakande do Camarões, cujo fruto teria sido o seu bisavô, Alexander Bell. A Coroa inglesa nega as alegações e afirma que Edward nunca esteve no Camarões.

Kotto faleceu em 15 de março de 2021, aos 81 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.

GEORGE SEGAL

George Segal foi um ator e músico estadunidense. Tornou-se famoso nos anos 60 e 70 por seus papéis dramáticos e cômicos, com destaque para sua interpretação em Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Também teve grandes atuações em comédias como Como Livrar-me de Mamãe...; Os 4 Picaretas; Para Eles, com Muito Amor; e Um Toque de Classe, pelo qual ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Musical ou Comédia. Na televisão, ficou conhecido por interpretar Albert "Pops" Solomon, em Os Goldbergs.

George faleceu em 23 de março, aos 87 anos, devido a complicações de uma cirurgia.

OLYMPIA DUKAKIS

Olympia Dukakis foi uma atriz estadunidense. Atuou por décadas no teatro antes de ingressar nos cinemas, tendo começado sua carreira em 1961, no Williamstown Summer Theatre, em Massachusetts. Foi fundadora da Whole Theatre Company, na qual trabalhou como diretora artística em produções como Our Town, Orpheus Descending, The House of Bernard Alba, Uncle Vanya e A Touch of the Poet, entre muitos outros.

Nos cinemas, Olympia ficou conhecida por filmes como Feitiço da Lua, pelo qual ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante, Uma Secretária de Futuro, Flores de Aço, Poderosa Afrodite e Mr. Holland: Adorável Professor. A atriz faleceu em em 1 de maio de 2021, aos 89 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.

PAULO GUSTAVO

Paulo Gustavo foi um ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador brasileiro. Ficou extremamente conhecido por seu monólogo teatral Minha Mãe É Uma Peça, que se tornou um filme em 2013 e originou duas continuações. Também fez pequenas participações em novelas em meados dos anos 2000, como na série A Diarista, da Globo, e Sítio do Pica-Pau Amarelo. Foi apresentador do 220 Volts e integrou o elenco de Vai que Cola, e também trabalhou na comédia Os Homens São de Marte... e É pra là que Eu Vou.

Paulo também tinha uma presença marcante em trabalhos de filantropia, tendo ajudado sua equipe durante a pandemia de COVID-19 e feito enormes doações durante a crise de oxigênio em Manaus. Ele também participou de diversas organizações de caridade e doou grandes valores a organizações como a Osid (Obras Sociais Irmã Dulce). Em 13 de março, foi diagnosticado com COVID-19 e permaneceu internado por mais de um mês, vindo a falecer em 4 de maio de 2021.

EVA WILMA

Eva Wilma foi uma atriz e bailarina brasileira. Ficou muito marcada por seus papeis na televisão, em especial por seus papéis nas telenovelas Mulheres de Areia e A Viagem. Também foi protagonista do seriado Alô, Doçura! ao lado de seu primeiro marido, John Herbert. Em sua longa carreira na Rede Globo, oscilou bastante entre mocinhas e vilãs, com destaque para suas personagens em Elas por Elas, A Indomada, Começar de Novo e Verdades Secretas.

Também teve inúmeros papéis no cinema e, principalmente, no teatro, tendo atuado nas peças A Rosa dos Ventos (1952-1955), A Megera Domada (1965-1966), Confissões de Penélope (1968), Um Bonde Chamado Desejo (1974), Antígona (1976), O Leopardo (1979), e muitas outras.

Eva faleceu em 15 de maio de 2021, aos 87 anos, após sofrer de uma insuficiência respiratória causada por complicações de um câncer no ovário.

PAULO MENDES DA ROCHA

Paulo Mendes da Rocha foi um arquiteto e urbanista brasileiro e membro da geração modernista de arquitetos dos anos 50 e 60. Foi autor de inúmeras obras polêmicas e que dividiram a crítica, tendo desde o começo utilizado de concreto armado aparente, grandes espaços abertos e estruturas racionais. Também foi um importante professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo e participou de um momento político em que se discutia o papel social do arquiteto, em debates promovidos entre alunos e professores.

Entre suas obras mais conhecidas, estão o Ginásio do Clube Atlético Paulistano, a Casa Millan, a Casa Masetti, o Museu Brasileiro de Escultura e o Museu de Arte de Campinas, a reconfiguração da Praça do Patriarca, pela qual sofreu um processo por intervenção em um patrimônio tombado, a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Cais das Artes em Vitória. o arquiteto também ficou conhecido por se opor à construção de Brasília.

Paulo Mendes da Rocha faleceu em 23 de maio de 2021, aos 92 anos de idade, em decorrência de um câncer de pulmão.

RICHARD DONNER

Richard Donner foi um diretor de cinema estadunidense, extremamente conhecido por seus filmes de ação e aventura. Iniciou sua carreira em 1968, com Uma Dupla em Ponto de Bala, e obteve fama em 1976 com A Profecia. em 1978, dirigiu Superman: O Filme, um dos maiores clássicos dos filmes de super-heróis de todos os tempos. Também trabalhou em Os Goonies, O Feitiço de Áquila, Em Terreno Selvagem e a quadrilogia Máquina Mortífera. Donner é, inclusive, reconhecido como um dos únicos três diretores a estar por trás de todos os filmes de uma quadrilogia, ao lado de Wes Craven (Pânico) e Steven Spielberg (Indiana Jones).

O diretor faleceu em 5 de julho de 2021, aos 92 anos de idade, de causa não divulgada.

ORLANDO DRUMMOND

Orlando Drummond foi um ator, dublador, comediante e radialista brasileiro, que iniciou sua carreira em 1942 como contrarregra, iniciando sua carreira de ator nos anos 50 com a ajuda de Paulo Gracindo e participando de filmes como Rei do Movimento (1954) e Angu de Caroço (1955). Como ator, ganhou notoriedade na comédia devido ao seu personagem Seu Peru, no programa Escolinha do Professor Raimundo, além de ter participado também do programa Zorra Total.

Na dublagem, Drummond se destacou por seu trabalho como o cachorro Scooby-Doo, personagem que ele dublou por mais de 35 anos. Entre outros de seus personagens mais icônicos, estão Alf, o Eteimoso; Patolino e Frajola; Darth Sidious; Popeye; Gargamel, da série clássica dos Smurfs; Vingador, do desenho Caverna do Dragão; Sargento Garcia da série clássica Zorro; entre muitos outros personagens.

Em julho de 2021, Drummond começou a apresentar perda de apetite e de memória. em 27 do mesmo mês, o ator faleceu devido a uma falência múltipla de órgãos, aos 101 anos.

PAULO JOSÉ

Paulo José foi um ator, diretor e roteirista brasileiro. Começou sua carreira em 1966 com o filme O Padre e a Moça, tornando-se protagonista de várias comédias nacionais, como Todas as Mulheres do Mundo; Edu, Coração de Ouro; e O Rei da Noite. Também trabalhou em outras produções como O Homem que Copiava e Policarpo Quaresma, Herói do Brasil. Na televisão, estreou na telenovela Véu de Noiva, passando logo em seguida para as produções Assim na Terra como no Céu e O Homem que Deve Morrer. Em 1972, viveu Shazan em O Primeiro Amor e, em 1985, viveu Alvarino na minissérie O Tempo e o Vento.

Como diretor, Paulo se destacou pela minissérie de 1994, Incidente em Antares, além dos filmes para a TV Vestido de Noiva e São Bernardo. Faleceu em 11 de agosto de 2021, aos 84 anos, em decorrência de uma pneumonia.

TARCÍSIO MEIRA

Tarcísio Meira foi um ator brasileiro, conhecido como um dos maiores intérpretes e galãs de sua geração. Estreou no teatro em 1957, na peça A Hora Marcada. Em 1959, participou do teleteatro Noites Brancas, pela TV Tupi e, em 1961, atuou em Um Pires Camargo, onde contracenou pela primeira vez com Glória Menezes, com quem casaria e formaria um dos maiores casais da televisão brasileira.

No cinema, foi um dos principais atores em atividade nas décadas de 70 e 80, interpretando diversos personagens em filmes como A Máscara da Traição, Independência ou Morte, O Marginal, República dos Assassinos, A Idade da Terra e Eu. Já na televisão, ficou marcado por seu papel como o Capitão Rodrigo Cambará em O Tempo e o Vento, além de seus papéis em Grande Sertão: Veredas, Cleópatra, As Minas de Prata, Sangue e Areia, O Homem que Deve Morrer, Guerra dos Sexos, O Rei do Gado e A Torre de Babel.

Tarcísio Meira faleceu em 12 de agosto de 2021, aos 85 anos, vítima de COVID-19. Ele e a esposa Glória Menezes estavam internados desde o dia 6 e, no dia 10, o ator sofreu uma piora de seu quadro e foi internado da UTI do Hospital Albert Einstein, mas não resistiu e faleceu dois dias depois.

CHARLIE WATTS

Charlie Watts foi um baterista britânico, famoso por integrar a composição original do The Rolling Stones. Começou sua carreira na Blues Incorporated, primeira banda britânica formada exclusivamente por músicos brancos a tocar blues. Após conhecer Mick Jagger, Keith Richards e Brian Jones, ingressou na banda The Rolling Stones em 1963, onde permaneceu por toda a sua vida, trazendo à banda uma grande influência do jazz ao lado do rock & roll. Foi como membro do Stones que Charlie participou da "invasão britânica", que levou bandas do Reino Unido a fazerem enorme sucesso nos Estados Unidos. Ao lado dos Beatles, The Rolling Stones foi a principal banda desse movimento.

Ao contrário de seus colegas de banda, Charlie era mais reservado e não dava muitas entrevistas. Para além do The Rolling Stones, ele também tocou em outros grupos menores, principalmente bandas de jazz. Foi introduzido no Rock & Roll Hall of Fame em 1989. Faleceu em 24 de agosto de 2021, aos 80 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.

HALYNA HUTCHINS

Halyna Hutchins foi uma diretora de fotografia e jornalista ucraniana, credenciada por mais de trinta filmes, curtas e e minisséries, incluindo os filmes Archenemy, Darlin' The Mad Hatter e Blindfire. Atuou também como jornalista investigativa por muitos anos, cobrindo principalmente os acontecimentos no Leste Europeu, participando principalmente em produções documentais.

Halyna foi morta por um disparo acidental de uma arma cinematográfica, no dia 21 de outubro de 2021, enquanto trabalhava no set de filmagem do filme Rust. A arma havia sido entregue ao ator Alec Baldwin para um teste de cena, mas estava carregada com munição verdadeira e acabou disparando, atingindo a diretora de fotografia e o diretor do filme, Joel Souza, que sobreviveu. Halyna chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu e faleceu aos 42 anos. O caso abriu uma enorme investigação, além de reascender a discussão sobre o uso de armas de munição cenográfica e os perigos que elas acarretam no set.

MARÍLIA MENDONÇA

Marília Mendonça foi uma cantora e compositora brasileira e um dos maiores nomes do cenário nacional entre 2010 e 2020. Conquistou o certificado de tripla platina com seu primeiro DVD, lançado em 2016, e a música "Infiel" se tornou uma das mais tocadas no Brasil e a lançou rumo ao sucesso nacional. Seu segundo álbum, Realidade, foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja. Em 2019, lançou Todos os Cantos, um projeto roteirizado de shows gravados em todas as capitais estaduais do Brasil. O álbum conquistou o Grammy latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja.

Por seus trabalhos, Marília Mendonça se tornou um nome aclamado do sertanejo "sofrência" e a líder do subgênero feminejo, sertanejo cantado por mulheres, revolucionando o cenário do gênero musical sertanejo na década de 2010. Em 5 de novembro, a cantora faleceu em um acidente aéreo, quando o táxi aéreo em que estava caiu na região de Piedade de Caratinga, Minas Gerais. Ela tinha 26 anos.

STEPHEN SONDHEIM

Stephen Sondheim foi um compositor e letrista estadunidense, vencedor de inúmeros Tony Awards, Grammy Awards e do Oscar de Melhor Canção Original Por "Sooner or Later". Esteve por trás de algumas das maiores obras da Broadway, incluindo A Funny Thing Happened on the Way to the Forum, Follies, Sweeney Todd, Into The Woods, Send In the Clowns e In The Park With George. Também foi o letrista dos musicais clássicos West Side Story e Gipsy.

Sondheim também compôs para diversos filmes e foi o presidente da Dramatists Guild de 1973 a 1981. Ele morreu em 26 de novembro de 2021, aos 91 anos de idade. A morte foi repentina, mas de causas naturais, segundo o advogado do compositor.

VIRGIL ABLOH

Virgil Abloh foi um designer de moda estadunidense e o primeiro diretor artístico negro da empresa Louis Vitton. Entrou para o mundo da moda em 2009, a partir de um estágio na Fendi, onde conheceu o rapper Kanye West, que o ajudaria a lançar sua própria marca, a Off-White, em 2013. Para além de West, Virgil também trabalhou com grandes empresas como a Nike, para a qual recriou os dez tênis mais vendidos da empresa em novos formatos, e a IKEA, junto da qual criou sua própria linha de móveis.

Para além das empresas, Virgil também se envolvia em projetos sociais, trabalhando duas vezes com Jenny Holzer para criar uma linha que enfatizava os aspectos positivos da imigração e globalização e para ajudar na criação de camisas para a Federação da Paternidade Planejada da América. Em 2018, tornou-se diretor artístico do vestiário masculino da Louis Vitton, revolucionando o mundo da moda com seu estilo único. Seu primeiro desfile contou com a participação de Rihanna e de rappers como Kid Cudi, Steve Laci e do próprio Kanye West. Em 2018, foi listado pela Revista TIME como uma das cem pessoas mais influentes do mundo.

Virgil faleceu em 28 de novembro de 2021, aos 41 anos, vítima de um angiossarcoma.

LINA WERTMULLER

Lina Wertmüller foi uma cineasta italiana, e a primeira mulher indicada ao Oscar de Melhor Direção da história. Começou sua carreira como assistente de direção de Giorgio di Lullo e Federico Fellini e estreou como diretora em 1963, pelo filme I Basilichi. Nos anos consecutivos, trabalhou nas produções Irmão Sol, Irmã Lua; Mimi, o Metalúrgico; Amor e Anarquia; Por um Destino Insólito; Ferdinando e Carolina; e Pasqualino Sete Belezas, pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Direção e de Melhor Roteiro. Em 2020, foi agraciada com um Oscar Honorário.

Lina também escreveu vários romances, como é o caso de Avrei voluto uno zio esibizionista. A diretora faleceu em 9 de dezembro de 2021, aos 93 anos de idade. A causa da morte não foi informada.

ANNE RICE

Anne Rice foi uma autora estadunidense, especializada principalmente em livros de terror e fantasia. Trabalhou por anos com a temática dos vampiros, sempre apresentando-os como indivíduos com paixões, sentimentos e defeitos humanos. Sua obra de maior sucesso foi Entrevista com um Vampiro, que originou uma série de contos sobre a temática, que incluem também O Vampiro Lestat, A Rainha dos Condenados e A História do Ladrão de Corpos, entre muitos outros títulos.

Para além das obras com vampiros, bruxas e seres sobrenaturais, Anne Rice também escreveu histórias de gêneros variados, como Cristo Senhor: A Saída do Egito e os livros da saga A Dádiva do Lobo. A autora faleceu em 11 de dezembro de 2021, aos 80 anos de idade, em decorrência de um derrame cerebral.

BETTY WHITE

Betty White foi a atriz e comediante estadunidense com a mais longa carreira na televisão entre todos os outros. Pioneira, foi a primeira mulher a exercer controle tanto na frente quanto atrás das câmeras. Ficou extremamente famosa por seus papéis nas séries Golden Girls, pelo qual ganhou o Emmy de Melhor Atriz em Série de Comédia, The Mary Tyler Moore Show, pelo qual foi vencedora duas vezes do Emmy de Atriz Coadjuvante. e Hot in Cleveland. É também conhecida por suas participações em Boston Legal e Saturday Night Live, além de ter atuado nos filmes Tempestade sobre Washington, A Proposta e Você de Novo.

Betty faleceu no dia 31 de dezembro de 2021, aos 99 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada.

MENÇÕES HONROSAS

Tanya Roberts, Atriz estadunidense, famosa por seus papéis sensuais em filmes como Sheena, a Rainha das Selvas e 007 - Na Mira dos Assassinos, além de séries como Charlie's Angels e That 70s Show. Faleceu em 4 de janeiro de 2021, aos 65 anos, vítima de uma infecção urinária.

Hal Holbrook, ator estadunidense. Fez sua estreia no cinema em 1966, com o filme O Grupo, de Sidney Lumet e ganhou fama em 1976 ao interpretar Deep Throat em Todos os Homens do Presidente. Também atuou nos filmes Julia, O Nevoeiro (1980), Creepshow, Na Natureza Selvagem e Lincoln, além da série Sons of Anarchy. Faleceu em 23 de janeiro de 2021, aos 95 anos.

Cicely Tyson, atriz estadunidense, indicada ao Oscar pelo filme Lágrimas da Esperança, de 1972. Também atuou nos filmes Rebeldia de um Bravo, Aeroporto 1980: O Concorde, Tomates Verdes Fritos e A Melhor Escolha. Ficou muito conhecida pela minissérie Roots e por seu papel em How To Get Away With Murder. Faleceu em 28 de janeiro de 2021, aos 96 anos, de causa não revelada.

Jean-Claude Carrière, roteirista, escritor e diretor francês, tendo sido um frequente colaborador de Luís Buñuel, tendo trabalhado em Diário de uma Criada de Quarto, A Bela da Tarde, O Discreto Charme da Burguesia e O Fantasma da Liberdade. Também escreveu o roteiro de O Tambor, Danton: O Processo da Revolução e A Insustentável Leveza do Ser. Faleceu enquanto dormia no 8 de fevereiro de 2021, aos 89 anos.

Bunny Wailer, cantor, compositor e percussionista de reggae jamaicano e integrante da formação original da banda The Wailers, junto com Bob Marley e Peter Tosh. Faleceu em 2 de março de 2021, aos 73 anos. O cantor estava internado desde julho de 2020 por conta de um derrame.

Agnaldo Timóteo, cantor, compositor, político e escritor brasileiro e um dos maiores nomes da música romântica nacional, famoso por músicas como "Mamãe", a regravação de "Meu Grito" de Roberto Carlos, "Ave-Maria", "Verdes Campos" e "Galeria do Amor". Também foi eleito vereador no Rio de Janeiro e deputado federal no Rio e em São Paulo. Faleceu em 3 de abril de 2021, aos 84 anos, vítima de COVID-19.

DMX, Rapper, compositor e ator estadunidense, que alcançou enorme sucesso com seus álbuns It's Dark and Hell Is Hot; Flesh of My Flesh, Blood of My Blood; ...And Then There Was X; e The Great Depression, tendo vendido mais de 30 milhões de álbuns e se tornado um dos maiores rappers da história. No dia 3 de abril, foi internado e colocado em coma devido a um ataque cardíaco, e nunca despertou, vindo a falecer no dia 9, aos 50 anos.

Helen McCrory, Atriz britânica vencedora do BAFTA por seu papel em The Queen, conhecida principalmente por seus papéis como Narcisa Malfoy na saga Harry Potter e Elizabeth "Polly" Gray em Peaky Blinders. Faleceu em 16 de abril de 2021, aos 52 anos, vítima de um câncer.

MC Kevin, cantor de funk brasileiro, extremamente popular por músicas como "O Menino Encantou a Quebrada", "Cavalo de Tróia", "Pra Inveja é Tchau" e "Veracruz". Faleceu em 16 de maio de 2021, aos 23 anos, após cair do quinto andar do hotel onde estava hospedado.

Nelson Sargento, cantor e compositor brasileiro e um dos mais importantes sambistas da Estação Primeira de Mangueira, da qual se tornou presidente de honra. Foi integrante dos grupos Voz do Morro e Os Cinco Crioulos. É famoso pelos sambas "Apologia ao Mestre", "Falso Moralista", "Minha Vez de Sorrir" e "Agoniza Mas Não Morre". Faleceu em 27 de maio de 2021, aos 96 anos, vítima de COVID-19.

B.J. Thomas, cantor estadunidense, famoso por seus hits nos anos 60 e 70, entre os quais se destacam "Rock and Roll Lullaby", usada na novela Selva de Pedra, e "Raindrops Keep Fallin' on My Head", do filme Butch Cassidy e Sundance Kid. Faleceu 29 de maio de 2021, aos 78 anos, por complicações de um câncer de pulmão.

Ned Beatty, ator estadunidense que atuou em mais de cem filmes, sendo reconhecido por seus papéis em Todos os Homens do Presidente, Amargo Pesadelo, Jogos de Poder, Rango, Superman e Superman II. Faleceu em 13 de junho de 2021, aos 83 anos de idade, de causas naturais.

Pilar Bardem, atriz espanhola, vencedora do Prêmio Goya por seu papel em Ninguém Falará de Nós Quando Estivermos Mortos. Também atuou em filmes como Carne Trêmula, Entre Rojas e Maria Querida. Faleceu em 17 de julho de 2021, aos 82 anos, devido a uma doença pulmonar

Dusty Hill, baixista e cantos estadunidense, integrante da banda de rock ZZ Top, banda famosa por misturar o hard rock com estilos do sul dos Estados Unidos. Faleceu em 28 de julho de 2021, aos 72 anos, de causa não divulgada.

Mario Monjardim, dublador e diretor de dublagem brasileiro, conhecido por dar voz a personagens como Pernalonga, Salsicha, Capitão Caverna e Zé Colmeia. Faleceu em 30 de julho de 2021, aos 86 anos de idade. A causa da morte não foi revelada, mas rumores apontam para sequelas de um AVC sofrido por ele em 2020.

Julio Chaves, ator e dublador brasileiro, conhecido por dublar diversos atores como Rowan Atkinson, Tommy Lee Jones, Mel Gibson, Jeff Bridges e Jeremy Irons, além de dar voz a personagens como o Arqueiro Verde, Marlin de Procurando Nemo, Bill de The Last of Us e Walter Smithers em Os Simpsons. Faleceu em 10 de agosto de 2021, aos 76 anos, vítima de COVID-19.

Sergio Mamberti, ator, diretor, produtor e artista plástico brasileiro, famoso por seus papéis em peças como O Balcão, Hamlet, Calabar: O Elogio da Traição e Tartufo, além de seus papéis nas novelas Vale Tudo, Brilhante e em filmes como A Hora da Estrela e O Bandido da Luz Vermelha, além de seu papel como Dr. Victor em Castelo Rá-Tim-Bum. Faleceu em 3 de setembro de 2021, aos 82 anos, em decorrência de uma falência múltipla de órgãos provocada por uma infecção pulmonar.

Michael K. Williams, ator, dançarino e repórter estadunidense. Ficou extremamente conhecido por seus papéis em The Wire e Boardwalk Empire. Também trabalhou em filmes A Estrada, Vício Inerente, 12 Anos de Escravidão e Medo da Verdade. Faleceu em 6 de setembro de 2021, aos 54 anos, vítima de uma overdose.

Luiz Gustavo, ator hispano-brasileiro. Iniciou sua carreira como contrarregra e obteve notoriedade como Beto Rockfeller, na telenovela homônima de 1968. Alguns de seus papéis mais marcantes são as novelas Ti Ti Ti, Anjo Mau e O Salvador da Pátria, além do detetive Mário Fofoca em Elas por Elas e de Vavá no programa humorístico Sai de Baixo. Faleceu em 19 de setembro de 2021, aos 87 anos, devido a um câncer de intestino.

James Michael Tyler, ator estadunidense, conhecido principalmente por ter interpretado Gunther, personagem icônico da série Friends, que foi ao ar de 1994 a 2004. Morreu em 24 de outubro de 2021, aos 59 anos de idade, em decorrência de um câncer de próstata.

Gilberto Braga, autor de telenovelas brasileiro, indicado ao Emmy de 2008 por sua produção Paraíso Tropical. Também foi o autor das novelas Babilônia, Anos Rebeldes, O Primo Basílio, Brilhante, Dona Xepa, Escrava Isaura, Senhora e Helena. Faleceu em 26 de outubro de 2021, aos 75 anos, vítima de complicações de um Mal de Alzheimer e de uma infecção sistêmica causa por uma perfuração no esôfago.

Nelson Freire, pianista brasileiro que se apresentou como solista nas principais orquestras do mundo, incluindo a Filarmônica de Berlim, a Filarmônica de Nova York, a Orquestra de Paris e a Orquestra Sinfônica de Londres, tendo feito apresentações de inúmeros compositores clássicos, como Chopin, Bach e Beethoven. Faleceu em 1 de novembro de 2021, aos 77 anos de idade, em decorrência de uma queda sofrida em casa.

Ruy Ohtake, arquiteto e designer brasileiro, professor da FAU-USP e da Universidade Mackenzie. Entre suas maiores obras, estão os hotéis Unique e Renaissance, o Parque Ecológico do Tietê, o Expresso Tiradentes, as centrais telefônicas da COTESP, a Agência Butantã do BANESPA, os jardins e o museu da Organização dos Estados Americanos e a Embaixada Brasileira em Tóquio. Faleceu em 27 de novembro de 2021, aos 83 anos, em decorrência de uma mielodisplasia.

Vicente Fernández, cantor mexicano que vendeu mais de 50 milhões de álbuns, famoso por sucessos como "Por tu maldito amor" e "Volver, volver". Faleceu em 12 de dezembro, aos 81 anos, após passar cinco meses internado após uma queda sofrida em sua fazenda.

Jean-Marc Vallée, cineasta francês, diretor do filme Clube de Compras Dallas e vencedor de dois Emmys pela série Big Little Lies. Também participou da minissérie Sharp Objects e foi diretor do filme Livre. Foi encontrado morto em sua cabana em Quebec, tendo falecido entre 25 e 26 de dezembro, aos 58 anos.

No items found.
botão de dar play no vídeo
No items found.

Direção: 
Criação:
Roteirista 1
Roteirista 2
Roteirista 3
Diretor 1
Diretor 2
Diretor 3
Elenco Principal:
Ator 1
Ator 2
Ator 3
saiba mais sobre o filme
saiba mais sobre a série

Em 2021, nos despedimos de inúmeras celebridades do mundo da cultura, pessoas que deixaram sua inegável marca no cinema, nas séries, na música, no teatro, na literatura e em diversas outras áreas. Aqui, relembraremos algumas dessas pessoas que partiram.

crítica por
Luis Henrique Franco
1/1/2022

Conforme os anos passam, as pessoas envelhecem mais e mais, até que chega o triste momento de se dizer adeus. Não é diferente para as celebridades da cultura e do entretenimento, e todos os anos dizemos adeus a pessoas que marcaram nossas vidas através de seus filmes, séries, livros, canções e interpretações memoráveis.

2021 está perto do fim, e leva consigo inúmeros nomes de celebridades que se tornaram icônicas ao longo de seus muitos anos de atuação, algumas inclusive que chegaram a revolucionar ou modernizar um determinado aspecto da nossa cultura. Na lista abaixo, fazemos uma última homenagem a essas pessoas que partiram, para que elas continuem a ser lembradas e aclamadas para todo o sempre.

LARRY KING

Larry King foi um radialista e apresentador de TV estadunidense. Começou no programa The Larry King Show, trazendo a fórmula conhecida do talk show, com perguntas de seus ouvintes para os seus entrevistados, além de permitir a discussão aberta sobre qualquer tópico com seu público no programa Open Phone America. Em 1985, começou o Larry King Live, na CNN, onde entrevistava personagens diversas, de conspiracionistas a a políticos proeminentes e estrelas do cinema. Ficou famoso por mediar o debate presidencial entre Al Gore e Ross Perot, em 1993, que se tornou o programa mais visto da CNN por décadas.

O apresentador possuía um estilo único de entrevista, baseado em perguntas fáceis, sem muito confronto, mas diretas, o que o tornava atrativo para pessoas que desejavam expor seus pensamentos sem serem duramente questionadas por eles. De acordo com a CNN, Larry realizou mais de 30.000 entrevistas em sua carreira no programa, e mais de 60.000 ao longo de toda a sua vida, além de escrever regularmente para o USA Today por quase 20 anos.

Larry King faleceu em 23 de janeiro de 2021, aos 87 anos de idade. De acordo com sua esposa, ele havia se recuperado de uma infecção de COVID-19, mas desenvolveu sepse como uma complicação e não suportou.

CLORIS LEACHMAN

Cloris Leachman foi uma atriz estadunidense. Em 1946, competiu como Miss Chicago e Miss América e, pouco tempo depois, iniciou sua carreiro no cinema e na tv, ficando conhecida por filmes como As Mil Faces do Amor, Butch Cassidy & The Sundance Kid, Alta Ansiedade, O Gigante de Ferro, Música do Coração e A Última Sessão de Cinema, pelo qual recebeu um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Na televisão, Cloris ficou famosa por seus papéis em The Mary Tyler Moore Show e Phylis, pelo qual recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical. Faleceu em 26 de janeiro de 2021, aos 94 anos, de causas naturais.

CHRISTOPHER PLUMMER

Christopher Plummer foi um renomado ator canadense que ganhou imenso reconhecimento por seus trabalhos no cinema, tv e teatro. Fez sua estreia na Broadway em 1954 e continuou atuando nos palcos por toda a sua vida, interpretando papéis em Cyrano (1974) e diversas adaptações shakespearianas, como Hamlet, Othello, Macbeth e Rei Lear, além de outras peças famosas como O Vento Será Tua Herança.

Fez sua estreia no cinema em 1958, no filme Quando o Espetáculo Termina e alcançou imenso sucesso no papel de Capitão Von Trapp em A Noviça Rebelde. Depois disso, participou de inúmeros filmes de sucesso, como A Noite dos Generais, O Homem que Queria Ser Rei, Em Algum Lugar do Passado, Malcolm X, Os 12 Macacos, O Informante, Uma Mente Brilhante e Toda a Forma de Amor, pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Em 2017, aos 88 anos, tornou-se a pessoa mais velha a ser indicada a um Oscar por seu papel em Todo o Dinheiro do Mundo.

Plummer faleceu em 5 de fevereiro de 2021, aos 91 anos, por complicações causadas por uma queda.

YAPHET KOTTO

Yaphet Kotto foi um ator estadunidense. Ficou extremamente conhecido após interpretar o vilão Dr. Kananga em 007 - Viva e Deixe Morrer, e a partir de então apareceu em inúmeros filmes e séries de sucesso, como Roots, Alien: O Oitavo Passageiro, O Sobrevivente, Fuga à Meia-Noite e Corações Roubados. Também atuou em produções como Os 4 Heróis do Texas e Crown, o Magnífico.

Por muito tempo, Yaphet Kotto alegou ser tataraneto da Rainha Vitória do Reino Unido. Segundo ele, o filho da rainha, Príncipe Edward, teria tido um envolvimento amoroso com a princesa Nakande do Camarões, cujo fruto teria sido o seu bisavô, Alexander Bell. A Coroa inglesa nega as alegações e afirma que Edward nunca esteve no Camarões.

Kotto faleceu em 15 de março de 2021, aos 81 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.

GEORGE SEGAL

George Segal foi um ator e músico estadunidense. Tornou-se famoso nos anos 60 e 70 por seus papéis dramáticos e cômicos, com destaque para sua interpretação em Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Também teve grandes atuações em comédias como Como Livrar-me de Mamãe...; Os 4 Picaretas; Para Eles, com Muito Amor; e Um Toque de Classe, pelo qual ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Musical ou Comédia. Na televisão, ficou conhecido por interpretar Albert "Pops" Solomon, em Os Goldbergs.

George faleceu em 23 de março, aos 87 anos, devido a complicações de uma cirurgia.

OLYMPIA DUKAKIS

Olympia Dukakis foi uma atriz estadunidense. Atuou por décadas no teatro antes de ingressar nos cinemas, tendo começado sua carreira em 1961, no Williamstown Summer Theatre, em Massachusetts. Foi fundadora da Whole Theatre Company, na qual trabalhou como diretora artística em produções como Our Town, Orpheus Descending, The House of Bernard Alba, Uncle Vanya e A Touch of the Poet, entre muitos outros.

Nos cinemas, Olympia ficou conhecida por filmes como Feitiço da Lua, pelo qual ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante, Uma Secretária de Futuro, Flores de Aço, Poderosa Afrodite e Mr. Holland: Adorável Professor. A atriz faleceu em em 1 de maio de 2021, aos 89 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.

PAULO GUSTAVO

Paulo Gustavo foi um ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador brasileiro. Ficou extremamente conhecido por seu monólogo teatral Minha Mãe É Uma Peça, que se tornou um filme em 2013 e originou duas continuações. Também fez pequenas participações em novelas em meados dos anos 2000, como na série A Diarista, da Globo, e Sítio do Pica-Pau Amarelo. Foi apresentador do 220 Volts e integrou o elenco de Vai que Cola, e também trabalhou na comédia Os Homens São de Marte... e É pra là que Eu Vou.

Paulo também tinha uma presença marcante em trabalhos de filantropia, tendo ajudado sua equipe durante a pandemia de COVID-19 e feito enormes doações durante a crise de oxigênio em Manaus. Ele também participou de diversas organizações de caridade e doou grandes valores a organizações como a Osid (Obras Sociais Irmã Dulce). Em 13 de março, foi diagnosticado com COVID-19 e permaneceu internado por mais de um mês, vindo a falecer em 4 de maio de 2021.

EVA WILMA

Eva Wilma foi uma atriz e bailarina brasileira. Ficou muito marcada por seus papeis na televisão, em especial por seus papéis nas telenovelas Mulheres de Areia e A Viagem. Também foi protagonista do seriado Alô, Doçura! ao lado de seu primeiro marido, John Herbert. Em sua longa carreira na Rede Globo, oscilou bastante entre mocinhas e vilãs, com destaque para suas personagens em Elas por Elas, A Indomada, Começar de Novo e Verdades Secretas.

Também teve inúmeros papéis no cinema e, principalmente, no teatro, tendo atuado nas peças A Rosa dos Ventos (1952-1955), A Megera Domada (1965-1966), Confissões de Penélope (1968), Um Bonde Chamado Desejo (1974), Antígona (1976), O Leopardo (1979), e muitas outras.

Eva faleceu em 15 de maio de 2021, aos 87 anos, após sofrer de uma insuficiência respiratória causada por complicações de um câncer no ovário.

PAULO MENDES DA ROCHA

Paulo Mendes da Rocha foi um arquiteto e urbanista brasileiro e membro da geração modernista de arquitetos dos anos 50 e 60. Foi autor de inúmeras obras polêmicas e que dividiram a crítica, tendo desde o começo utilizado de concreto armado aparente, grandes espaços abertos e estruturas racionais. Também foi um importante professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo e participou de um momento político em que se discutia o papel social do arquiteto, em debates promovidos entre alunos e professores.

Entre suas obras mais conhecidas, estão o Ginásio do Clube Atlético Paulistano, a Casa Millan, a Casa Masetti, o Museu Brasileiro de Escultura e o Museu de Arte de Campinas, a reconfiguração da Praça do Patriarca, pela qual sofreu um processo por intervenção em um patrimônio tombado, a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Cais das Artes em Vitória. o arquiteto também ficou conhecido por se opor à construção de Brasília.

Paulo Mendes da Rocha faleceu em 23 de maio de 2021, aos 92 anos de idade, em decorrência de um câncer de pulmão.

RICHARD DONNER

Richard Donner foi um diretor de cinema estadunidense, extremamente conhecido por seus filmes de ação e aventura. Iniciou sua carreira em 1968, com Uma Dupla em Ponto de Bala, e obteve fama em 1976 com A Profecia. em 1978, dirigiu Superman: O Filme, um dos maiores clássicos dos filmes de super-heróis de todos os tempos. Também trabalhou em Os Goonies, O Feitiço de Áquila, Em Terreno Selvagem e a quadrilogia Máquina Mortífera. Donner é, inclusive, reconhecido como um dos únicos três diretores a estar por trás de todos os filmes de uma quadrilogia, ao lado de Wes Craven (Pânico) e Steven Spielberg (Indiana Jones).

O diretor faleceu em 5 de julho de 2021, aos 92 anos de idade, de causa não divulgada.

ORLANDO DRUMMOND

Orlando Drummond foi um ator, dublador, comediante e radialista brasileiro, que iniciou sua carreira em 1942 como contrarregra, iniciando sua carreira de ator nos anos 50 com a ajuda de Paulo Gracindo e participando de filmes como Rei do Movimento (1954) e Angu de Caroço (1955). Como ator, ganhou notoriedade na comédia devido ao seu personagem Seu Peru, no programa Escolinha do Professor Raimundo, além de ter participado também do programa Zorra Total.

Na dublagem, Drummond se destacou por seu trabalho como o cachorro Scooby-Doo, personagem que ele dublou por mais de 35 anos. Entre outros de seus personagens mais icônicos, estão Alf, o Eteimoso; Patolino e Frajola; Darth Sidious; Popeye; Gargamel, da série clássica dos Smurfs; Vingador, do desenho Caverna do Dragão; Sargento Garcia da série clássica Zorro; entre muitos outros personagens.

Em julho de 2021, Drummond começou a apresentar perda de apetite e de memória. em 27 do mesmo mês, o ator faleceu devido a uma falência múltipla de órgãos, aos 101 anos.

PAULO JOSÉ

Paulo José foi um ator, diretor e roteirista brasileiro. Começou sua carreira em 1966 com o filme O Padre e a Moça, tornando-se protagonista de várias comédias nacionais, como Todas as Mulheres do Mundo; Edu, Coração de Ouro; e O Rei da Noite. Também trabalhou em outras produções como O Homem que Copiava e Policarpo Quaresma, Herói do Brasil. Na televisão, estreou na telenovela Véu de Noiva, passando logo em seguida para as produções Assim na Terra como no Céu e O Homem que Deve Morrer. Em 1972, viveu Shazan em O Primeiro Amor e, em 1985, viveu Alvarino na minissérie O Tempo e o Vento.

Como diretor, Paulo se destacou pela minissérie de 1994, Incidente em Antares, além dos filmes para a TV Vestido de Noiva e São Bernardo. Faleceu em 11 de agosto de 2021, aos 84 anos, em decorrência de uma pneumonia.

TARCÍSIO MEIRA

Tarcísio Meira foi um ator brasileiro, conhecido como um dos maiores intérpretes e galãs de sua geração. Estreou no teatro em 1957, na peça A Hora Marcada. Em 1959, participou do teleteatro Noites Brancas, pela TV Tupi e, em 1961, atuou em Um Pires Camargo, onde contracenou pela primeira vez com Glória Menezes, com quem casaria e formaria um dos maiores casais da televisão brasileira.

No cinema, foi um dos principais atores em atividade nas décadas de 70 e 80, interpretando diversos personagens em filmes como A Máscara da Traição, Independência ou Morte, O Marginal, República dos Assassinos, A Idade da Terra e Eu. Já na televisão, ficou marcado por seu papel como o Capitão Rodrigo Cambará em O Tempo e o Vento, além de seus papéis em Grande Sertão: Veredas, Cleópatra, As Minas de Prata, Sangue e Areia, O Homem que Deve Morrer, Guerra dos Sexos, O Rei do Gado e A Torre de Babel.

Tarcísio Meira faleceu em 12 de agosto de 2021, aos 85 anos, vítima de COVID-19. Ele e a esposa Glória Menezes estavam internados desde o dia 6 e, no dia 10, o ator sofreu uma piora de seu quadro e foi internado da UTI do Hospital Albert Einstein, mas não resistiu e faleceu dois dias depois.

CHARLIE WATTS

Charlie Watts foi um baterista britânico, famoso por integrar a composição original do The Rolling Stones. Começou sua carreira na Blues Incorporated, primeira banda britânica formada exclusivamente por músicos brancos a tocar blues. Após conhecer Mick Jagger, Keith Richards e Brian Jones, ingressou na banda The Rolling Stones em 1963, onde permaneceu por toda a sua vida, trazendo à banda uma grande influência do jazz ao lado do rock & roll. Foi como membro do Stones que Charlie participou da "invasão britânica", que levou bandas do Reino Unido a fazerem enorme sucesso nos Estados Unidos. Ao lado dos Beatles, The Rolling Stones foi a principal banda desse movimento.

Ao contrário de seus colegas de banda, Charlie era mais reservado e não dava muitas entrevistas. Para além do The Rolling Stones, ele também tocou em outros grupos menores, principalmente bandas de jazz. Foi introduzido no Rock & Roll Hall of Fame em 1989. Faleceu em 24 de agosto de 2021, aos 80 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.

HALYNA HUTCHINS

Halyna Hutchins foi uma diretora de fotografia e jornalista ucraniana, credenciada por mais de trinta filmes, curtas e e minisséries, incluindo os filmes Archenemy, Darlin' The Mad Hatter e Blindfire. Atuou também como jornalista investigativa por muitos anos, cobrindo principalmente os acontecimentos no Leste Europeu, participando principalmente em produções documentais.

Halyna foi morta por um disparo acidental de uma arma cinematográfica, no dia 21 de outubro de 2021, enquanto trabalhava no set de filmagem do filme Rust. A arma havia sido entregue ao ator Alec Baldwin para um teste de cena, mas estava carregada com munição verdadeira e acabou disparando, atingindo a diretora de fotografia e o diretor do filme, Joel Souza, que sobreviveu. Halyna chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu e faleceu aos 42 anos. O caso abriu uma enorme investigação, além de reascender a discussão sobre o uso de armas de munição cenográfica e os perigos que elas acarretam no set.

MARÍLIA MENDONÇA

Marília Mendonça foi uma cantora e compositora brasileira e um dos maiores nomes do cenário nacional entre 2010 e 2020. Conquistou o certificado de tripla platina com seu primeiro DVD, lançado em 2016, e a música "Infiel" se tornou uma das mais tocadas no Brasil e a lançou rumo ao sucesso nacional. Seu segundo álbum, Realidade, foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja. Em 2019, lançou Todos os Cantos, um projeto roteirizado de shows gravados em todas as capitais estaduais do Brasil. O álbum conquistou o Grammy latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja.

Por seus trabalhos, Marília Mendonça se tornou um nome aclamado do sertanejo "sofrência" e a líder do subgênero feminejo, sertanejo cantado por mulheres, revolucionando o cenário do gênero musical sertanejo na década de 2010. Em 5 de novembro, a cantora faleceu em um acidente aéreo, quando o táxi aéreo em que estava caiu na região de Piedade de Caratinga, Minas Gerais. Ela tinha 26 anos.

STEPHEN SONDHEIM

Stephen Sondheim foi um compositor e letrista estadunidense, vencedor de inúmeros Tony Awards, Grammy Awards e do Oscar de Melhor Canção Original Por "Sooner or Later". Esteve por trás de algumas das maiores obras da Broadway, incluindo A Funny Thing Happened on the Way to the Forum, Follies, Sweeney Todd, Into The Woods, Send In the Clowns e In The Park With George. Também foi o letrista dos musicais clássicos West Side Story e Gipsy.

Sondheim também compôs para diversos filmes e foi o presidente da Dramatists Guild de 1973 a 1981. Ele morreu em 26 de novembro de 2021, aos 91 anos de idade. A morte foi repentina, mas de causas naturais, segundo o advogado do compositor.

VIRGIL ABLOH

Virgil Abloh foi um designer de moda estadunidense e o primeiro diretor artístico negro da empresa Louis Vitton. Entrou para o mundo da moda em 2009, a partir de um estágio na Fendi, onde conheceu o rapper Kanye West, que o ajudaria a lançar sua própria marca, a Off-White, em 2013. Para além de West, Virgil também trabalhou com grandes empresas como a Nike, para a qual recriou os dez tênis mais vendidos da empresa em novos formatos, e a IKEA, junto da qual criou sua própria linha de móveis.

Para além das empresas, Virgil também se envolvia em projetos sociais, trabalhando duas vezes com Jenny Holzer para criar uma linha que enfatizava os aspectos positivos da imigração e globalização e para ajudar na criação de camisas para a Federação da Paternidade Planejada da América. Em 2018, tornou-se diretor artístico do vestiário masculino da Louis Vitton, revolucionando o mundo da moda com seu estilo único. Seu primeiro desfile contou com a participação de Rihanna e de rappers como Kid Cudi, Steve Laci e do próprio Kanye West. Em 2018, foi listado pela Revista TIME como uma das cem pessoas mais influentes do mundo.

Virgil faleceu em 28 de novembro de 2021, aos 41 anos, vítima de um angiossarcoma.

LINA WERTMULLER

Lina Wertmüller foi uma cineasta italiana, e a primeira mulher indicada ao Oscar de Melhor Direção da história. Começou sua carreira como assistente de direção de Giorgio di Lullo e Federico Fellini e estreou como diretora em 1963, pelo filme I Basilichi. Nos anos consecutivos, trabalhou nas produções Irmão Sol, Irmã Lua; Mimi, o Metalúrgico; Amor e Anarquia; Por um Destino Insólito; Ferdinando e Carolina; e Pasqualino Sete Belezas, pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Direção e de Melhor Roteiro. Em 2020, foi agraciada com um Oscar Honorário.

Lina também escreveu vários romances, como é o caso de Avrei voluto uno zio esibizionista. A diretora faleceu em 9 de dezembro de 2021, aos 93 anos de idade. A causa da morte não foi informada.

ANNE RICE

Anne Rice foi uma autora estadunidense, especializada principalmente em livros de terror e fantasia. Trabalhou por anos com a temática dos vampiros, sempre apresentando-os como indivíduos com paixões, sentimentos e defeitos humanos. Sua obra de maior sucesso foi Entrevista com um Vampiro, que originou uma série de contos sobre a temática, que incluem também O Vampiro Lestat, A Rainha dos Condenados e A História do Ladrão de Corpos, entre muitos outros títulos.

Para além das obras com vampiros, bruxas e seres sobrenaturais, Anne Rice também escreveu histórias de gêneros variados, como Cristo Senhor: A Saída do Egito e os livros da saga A Dádiva do Lobo. A autora faleceu em 11 de dezembro de 2021, aos 80 anos de idade, em decorrência de um derrame cerebral.

BETTY WHITE

Betty White foi a atriz e comediante estadunidense com a mais longa carreira na televisão entre todos os outros. Pioneira, foi a primeira mulher a exercer controle tanto na frente quanto atrás das câmeras. Ficou extremamente famosa por seus papéis nas séries Golden Girls, pelo qual ganhou o Emmy de Melhor Atriz em Série de Comédia, The Mary Tyler Moore Show, pelo qual foi vencedora duas vezes do Emmy de Atriz Coadjuvante. e Hot in Cleveland. É também conhecida por suas participações em Boston Legal e Saturday Night Live, além de ter atuado nos filmes Tempestade sobre Washington, A Proposta e Você de Novo.

Betty faleceu no dia 31 de dezembro de 2021, aos 99 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada.

MENÇÕES HONROSAS

Tanya Roberts, Atriz estadunidense, famosa por seus papéis sensuais em filmes como Sheena, a Rainha das Selvas e 007 - Na Mira dos Assassinos, além de séries como Charlie's Angels e That 70s Show. Faleceu em 4 de janeiro de 2021, aos 65 anos, vítima de uma infecção urinária.

Hal Holbrook, ator estadunidense. Fez sua estreia no cinema em 1966, com o filme O Grupo, de Sidney Lumet e ganhou fama em 1976 ao interpretar Deep Throat em Todos os Homens do Presidente. Também atuou nos filmes Julia, O Nevoeiro (1980), Creepshow, Na Natureza Selvagem e Lincoln, além da série Sons of Anarchy. Faleceu em 23 de janeiro de 2021, aos 95 anos.

Cicely Tyson, atriz estadunidense, indicada ao Oscar pelo filme Lágrimas da Esperança, de 1972. Também atuou nos filmes Rebeldia de um Bravo, Aeroporto 1980: O Concorde, Tomates Verdes Fritos e A Melhor Escolha. Ficou muito conhecida pela minissérie Roots e por seu papel em How To Get Away With Murder. Faleceu em 28 de janeiro de 2021, aos 96 anos, de causa não revelada.

Jean-Claude Carrière, roteirista, escritor e diretor francês, tendo sido um frequente colaborador de Luís Buñuel, tendo trabalhado em Diário de uma Criada de Quarto, A Bela da Tarde, O Discreto Charme da Burguesia e O Fantasma da Liberdade. Também escreveu o roteiro de O Tambor, Danton: O Processo da Revolução e A Insustentável Leveza do Ser. Faleceu enquanto dormia no 8 de fevereiro de 2021, aos 89 anos.

Bunny Wailer, cantor, compositor e percussionista de reggae jamaicano e integrante da formação original da banda The Wailers, junto com Bob Marley e Peter Tosh. Faleceu em 2 de março de 2021, aos 73 anos. O cantor estava internado desde julho de 2020 por conta de um derrame.

Agnaldo Timóteo, cantor, compositor, político e escritor brasileiro e um dos maiores nomes da música romântica nacional, famoso por músicas como "Mamãe", a regravação de "Meu Grito" de Roberto Carlos, "Ave-Maria", "Verdes Campos" e "Galeria do Amor". Também foi eleito vereador no Rio de Janeiro e deputado federal no Rio e em São Paulo. Faleceu em 3 de abril de 2021, aos 84 anos, vítima de COVID-19.

DMX, Rapper, compositor e ator estadunidense, que alcançou enorme sucesso com seus álbuns It's Dark and Hell Is Hot; Flesh of My Flesh, Blood of My Blood; ...And Then There Was X; e The Great Depression, tendo vendido mais de 30 milhões de álbuns e se tornado um dos maiores rappers da história. No dia 3 de abril, foi internado e colocado em coma devido a um ataque cardíaco, e nunca despertou, vindo a falecer no dia 9, aos 50 anos.

Helen McCrory, Atriz britânica vencedora do BAFTA por seu papel em The Queen, conhecida principalmente por seus papéis como Narcisa Malfoy na saga Harry Potter e Elizabeth "Polly" Gray em Peaky Blinders. Faleceu em 16 de abril de 2021, aos 52 anos, vítima de um câncer.

MC Kevin, cantor de funk brasileiro, extremamente popular por músicas como "O Menino Encantou a Quebrada", "Cavalo de Tróia", "Pra Inveja é Tchau" e "Veracruz". Faleceu em 16 de maio de 2021, aos 23 anos, após cair do quinto andar do hotel onde estava hospedado.

Nelson Sargento, cantor e compositor brasileiro e um dos mais importantes sambistas da Estação Primeira de Mangueira, da qual se tornou presidente de honra. Foi integrante dos grupos Voz do Morro e Os Cinco Crioulos. É famoso pelos sambas "Apologia ao Mestre", "Falso Moralista", "Minha Vez de Sorrir" e "Agoniza Mas Não Morre". Faleceu em 27 de maio de 2021, aos 96 anos, vítima de COVID-19.

B.J. Thomas, cantor estadunidense, famoso por seus hits nos anos 60 e 70, entre os quais se destacam "Rock and Roll Lullaby", usada na novela Selva de Pedra, e "Raindrops Keep Fallin' on My Head", do filme Butch Cassidy e Sundance Kid. Faleceu 29 de maio de 2021, aos 78 anos, por complicações de um câncer de pulmão.

Ned Beatty, ator estadunidense que atuou em mais de cem filmes, sendo reconhecido por seus papéis em Todos os Homens do Presidente, Amargo Pesadelo, Jogos de Poder, Rango, Superman e Superman II. Faleceu em 13 de junho de 2021, aos 83 anos de idade, de causas naturais.

Pilar Bardem, atriz espanhola, vencedora do Prêmio Goya por seu papel em Ninguém Falará de Nós Quando Estivermos Mortos. Também atuou em filmes como Carne Trêmula, Entre Rojas e Maria Querida. Faleceu em 17 de julho de 2021, aos 82 anos, devido a uma doença pulmonar

Dusty Hill, baixista e cantos estadunidense, integrante da banda de rock ZZ Top, banda famosa por misturar o hard rock com estilos do sul dos Estados Unidos. Faleceu em 28 de julho de 2021, aos 72 anos, de causa não divulgada.

Mario Monjardim, dublador e diretor de dublagem brasileiro, conhecido por dar voz a personagens como Pernalonga, Salsicha, Capitão Caverna e Zé Colmeia. Faleceu em 30 de julho de 2021, aos 86 anos de idade. A causa da morte não foi revelada, mas rumores apontam para sequelas de um AVC sofrido por ele em 2020.

Julio Chaves, ator e dublador brasileiro, conhecido por dublar diversos atores como Rowan Atkinson, Tommy Lee Jones, Mel Gibson, Jeff Bridges e Jeremy Irons, além de dar voz a personagens como o Arqueiro Verde, Marlin de Procurando Nemo, Bill de The Last of Us e Walter Smithers em Os Simpsons. Faleceu em 10 de agosto de 2021, aos 76 anos, vítima de COVID-19.

Sergio Mamberti, ator, diretor, produtor e artista plástico brasileiro, famoso por seus papéis em peças como O Balcão, Hamlet, Calabar: O Elogio da Traição e Tartufo, além de seus papéis nas novelas Vale Tudo, Brilhante e em filmes como A Hora da Estrela e O Bandido da Luz Vermelha, além de seu papel como Dr. Victor em Castelo Rá-Tim-Bum. Faleceu em 3 de setembro de 2021, aos 82 anos, em decorrência de uma falência múltipla de órgãos provocada por uma infecção pulmonar.

Michael K. Williams, ator, dançarino e repórter estadunidense. Ficou extremamente conhecido por seus papéis em The Wire e Boardwalk Empire. Também trabalhou em filmes A Estrada, Vício Inerente, 12 Anos de Escravidão e Medo da Verdade. Faleceu em 6 de setembro de 2021, aos 54 anos, vítima de uma overdose.

Luiz Gustavo, ator hispano-brasileiro. Iniciou sua carreira como contrarregra e obteve notoriedade como Beto Rockfeller, na telenovela homônima de 1968. Alguns de seus papéis mais marcantes são as novelas Ti Ti Ti, Anjo Mau e O Salvador da Pátria, além do detetive Mário Fofoca em Elas por Elas e de Vavá no programa humorístico Sai de Baixo. Faleceu em 19 de setembro de 2021, aos 87 anos, devido a um câncer de intestino.

James Michael Tyler, ator estadunidense, conhecido principalmente por ter interpretado Gunther, personagem icônico da série Friends, que foi ao ar de 1994 a 2004. Morreu em 24 de outubro de 2021, aos 59 anos de idade, em decorrência de um câncer de próstata.

Gilberto Braga, autor de telenovelas brasileiro, indicado ao Emmy de 2008 por sua produção Paraíso Tropical. Também foi o autor das novelas Babilônia, Anos Rebeldes, O Primo Basílio, Brilhante, Dona Xepa, Escrava Isaura, Senhora e Helena. Faleceu em 26 de outubro de 2021, aos 75 anos, vítima de complicações de um Mal de Alzheimer e de uma infecção sistêmica causa por uma perfuração no esôfago.

Nelson Freire, pianista brasileiro que se apresentou como solista nas principais orquestras do mundo, incluindo a Filarmônica de Berlim, a Filarmônica de Nova York, a Orquestra de Paris e a Orquestra Sinfônica de Londres, tendo feito apresentações de inúmeros compositores clássicos, como Chopin, Bach e Beethoven. Faleceu em 1 de novembro de 2021, aos 77 anos de idade, em decorrência de uma queda sofrida em casa.

Ruy Ohtake, arquiteto e designer brasileiro, professor da FAU-USP e da Universidade Mackenzie. Entre suas maiores obras, estão os hotéis Unique e Renaissance, o Parque Ecológico do Tietê, o Expresso Tiradentes, as centrais telefônicas da COTESP, a Agência Butantã do BANESPA, os jardins e o museu da Organização dos Estados Americanos e a Embaixada Brasileira em Tóquio. Faleceu em 27 de novembro de 2021, aos 83 anos, em decorrência de uma mielodisplasia.

Vicente Fernández, cantor mexicano que vendeu mais de 50 milhões de álbuns, famoso por sucessos como "Por tu maldito amor" e "Volver, volver". Faleceu em 12 de dezembro, aos 81 anos, após passar cinco meses internado após uma queda sofrida em sua fazenda.

Jean-Marc Vallée, cineasta francês, diretor do filme Clube de Compras Dallas e vencedor de dois Emmys pela série Big Little Lies. Também participou da minissérie Sharp Objects e foi diretor do filme Livre. Foi encontrado morto em sua cabana em Quebec, tendo falecido entre 25 e 26 de dezembro, aos 58 anos.

confira o trailer

Análise & Opinião

Em 2021, nos despedimos de inúmeras celebridades do mundo da cultura, pessoas que deixaram sua inegável marca no cinema, nas séries, na música, no teatro, na literatura e em diversas outras áreas. Aqui, relembraremos algumas dessas pessoas que partiram.

escrito por
Luis Henrique Franco
1/1/2022
nascimento

Em 2021, nos despedimos de inúmeras celebridades do mundo da cultura, pessoas que deixaram sua inegável marca no cinema, nas séries, na música, no teatro, na literatura e em diversas outras áreas. Aqui, relembraremos algumas dessas pessoas que partiram.

escrito por
Luis Henrique Franco
1/1/2022

Conforme os anos passam, as pessoas envelhecem mais e mais, até que chega o triste momento de se dizer adeus. Não é diferente para as celebridades da cultura e do entretenimento, e todos os anos dizemos adeus a pessoas que marcaram nossas vidas através de seus filmes, séries, livros, canções e interpretações memoráveis.

2021 está perto do fim, e leva consigo inúmeros nomes de celebridades que se tornaram icônicas ao longo de seus muitos anos de atuação, algumas inclusive que chegaram a revolucionar ou modernizar um determinado aspecto da nossa cultura. Na lista abaixo, fazemos uma última homenagem a essas pessoas que partiram, para que elas continuem a ser lembradas e aclamadas para todo o sempre.

LARRY KING

Larry King foi um radialista e apresentador de TV estadunidense. Começou no programa The Larry King Show, trazendo a fórmula conhecida do talk show, com perguntas de seus ouvintes para os seus entrevistados, além de permitir a discussão aberta sobre qualquer tópico com seu público no programa Open Phone America. Em 1985, começou o Larry King Live, na CNN, onde entrevistava personagens diversas, de conspiracionistas a a políticos proeminentes e estrelas do cinema. Ficou famoso por mediar o debate presidencial entre Al Gore e Ross Perot, em 1993, que se tornou o programa mais visto da CNN por décadas.

O apresentador possuía um estilo único de entrevista, baseado em perguntas fáceis, sem muito confronto, mas diretas, o que o tornava atrativo para pessoas que desejavam expor seus pensamentos sem serem duramente questionadas por eles. De acordo com a CNN, Larry realizou mais de 30.000 entrevistas em sua carreira no programa, e mais de 60.000 ao longo de toda a sua vida, além de escrever regularmente para o USA Today por quase 20 anos.

Larry King faleceu em 23 de janeiro de 2021, aos 87 anos de idade. De acordo com sua esposa, ele havia se recuperado de uma infecção de COVID-19, mas desenvolveu sepse como uma complicação e não suportou.

CLORIS LEACHMAN

Cloris Leachman foi uma atriz estadunidense. Em 1946, competiu como Miss Chicago e Miss América e, pouco tempo depois, iniciou sua carreiro no cinema e na tv, ficando conhecida por filmes como As Mil Faces do Amor, Butch Cassidy & The Sundance Kid, Alta Ansiedade, O Gigante de Ferro, Música do Coração e A Última Sessão de Cinema, pelo qual recebeu um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Na televisão, Cloris ficou famosa por seus papéis em The Mary Tyler Moore Show e Phylis, pelo qual recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical. Faleceu em 26 de janeiro de 2021, aos 94 anos, de causas naturais.

CHRISTOPHER PLUMMER

Christopher Plummer foi um renomado ator canadense que ganhou imenso reconhecimento por seus trabalhos no cinema, tv e teatro. Fez sua estreia na Broadway em 1954 e continuou atuando nos palcos por toda a sua vida, interpretando papéis em Cyrano (1974) e diversas adaptações shakespearianas, como Hamlet, Othello, Macbeth e Rei Lear, além de outras peças famosas como O Vento Será Tua Herança.

Fez sua estreia no cinema em 1958, no filme Quando o Espetáculo Termina e alcançou imenso sucesso no papel de Capitão Von Trapp em A Noviça Rebelde. Depois disso, participou de inúmeros filmes de sucesso, como A Noite dos Generais, O Homem que Queria Ser Rei, Em Algum Lugar do Passado, Malcolm X, Os 12 Macacos, O Informante, Uma Mente Brilhante e Toda a Forma de Amor, pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Em 2017, aos 88 anos, tornou-se a pessoa mais velha a ser indicada a um Oscar por seu papel em Todo o Dinheiro do Mundo.

Plummer faleceu em 5 de fevereiro de 2021, aos 91 anos, por complicações causadas por uma queda.

YAPHET KOTTO

Yaphet Kotto foi um ator estadunidense. Ficou extremamente conhecido após interpretar o vilão Dr. Kananga em 007 - Viva e Deixe Morrer, e a partir de então apareceu em inúmeros filmes e séries de sucesso, como Roots, Alien: O Oitavo Passageiro, O Sobrevivente, Fuga à Meia-Noite e Corações Roubados. Também atuou em produções como Os 4 Heróis do Texas e Crown, o Magnífico.

Por muito tempo, Yaphet Kotto alegou ser tataraneto da Rainha Vitória do Reino Unido. Segundo ele, o filho da rainha, Príncipe Edward, teria tido um envolvimento amoroso com a princesa Nakande do Camarões, cujo fruto teria sido o seu bisavô, Alexander Bell. A Coroa inglesa nega as alegações e afirma que Edward nunca esteve no Camarões.

Kotto faleceu em 15 de março de 2021, aos 81 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.

GEORGE SEGAL

George Segal foi um ator e músico estadunidense. Tornou-se famoso nos anos 60 e 70 por seus papéis dramáticos e cômicos, com destaque para sua interpretação em Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Também teve grandes atuações em comédias como Como Livrar-me de Mamãe...; Os 4 Picaretas; Para Eles, com Muito Amor; e Um Toque de Classe, pelo qual ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Musical ou Comédia. Na televisão, ficou conhecido por interpretar Albert "Pops" Solomon, em Os Goldbergs.

George faleceu em 23 de março, aos 87 anos, devido a complicações de uma cirurgia.

OLYMPIA DUKAKIS

Olympia Dukakis foi uma atriz estadunidense. Atuou por décadas no teatro antes de ingressar nos cinemas, tendo começado sua carreira em 1961, no Williamstown Summer Theatre, em Massachusetts. Foi fundadora da Whole Theatre Company, na qual trabalhou como diretora artística em produções como Our Town, Orpheus Descending, The House of Bernard Alba, Uncle Vanya e A Touch of the Poet, entre muitos outros.

Nos cinemas, Olympia ficou conhecida por filmes como Feitiço da Lua, pelo qual ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante, Uma Secretária de Futuro, Flores de Aço, Poderosa Afrodite e Mr. Holland: Adorável Professor. A atriz faleceu em em 1 de maio de 2021, aos 89 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.

PAULO GUSTAVO

Paulo Gustavo foi um ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador brasileiro. Ficou extremamente conhecido por seu monólogo teatral Minha Mãe É Uma Peça, que se tornou um filme em 2013 e originou duas continuações. Também fez pequenas participações em novelas em meados dos anos 2000, como na série A Diarista, da Globo, e Sítio do Pica-Pau Amarelo. Foi apresentador do 220 Volts e integrou o elenco de Vai que Cola, e também trabalhou na comédia Os Homens São de Marte... e É pra là que Eu Vou.

Paulo também tinha uma presença marcante em trabalhos de filantropia, tendo ajudado sua equipe durante a pandemia de COVID-19 e feito enormes doações durante a crise de oxigênio em Manaus. Ele também participou de diversas organizações de caridade e doou grandes valores a organizações como a Osid (Obras Sociais Irmã Dulce). Em 13 de março, foi diagnosticado com COVID-19 e permaneceu internado por mais de um mês, vindo a falecer em 4 de maio de 2021.

EVA WILMA

Eva Wilma foi uma atriz e bailarina brasileira. Ficou muito marcada por seus papeis na televisão, em especial por seus papéis nas telenovelas Mulheres de Areia e A Viagem. Também foi protagonista do seriado Alô, Doçura! ao lado de seu primeiro marido, John Herbert. Em sua longa carreira na Rede Globo, oscilou bastante entre mocinhas e vilãs, com destaque para suas personagens em Elas por Elas, A Indomada, Começar de Novo e Verdades Secretas.

Também teve inúmeros papéis no cinema e, principalmente, no teatro, tendo atuado nas peças A Rosa dos Ventos (1952-1955), A Megera Domada (1965-1966), Confissões de Penélope (1968), Um Bonde Chamado Desejo (1974), Antígona (1976), O Leopardo (1979), e muitas outras.

Eva faleceu em 15 de maio de 2021, aos 87 anos, após sofrer de uma insuficiência respiratória causada por complicações de um câncer no ovário.

PAULO MENDES DA ROCHA

Paulo Mendes da Rocha foi um arquiteto e urbanista brasileiro e membro da geração modernista de arquitetos dos anos 50 e 60. Foi autor de inúmeras obras polêmicas e que dividiram a crítica, tendo desde o começo utilizado de concreto armado aparente, grandes espaços abertos e estruturas racionais. Também foi um importante professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo e participou de um momento político em que se discutia o papel social do arquiteto, em debates promovidos entre alunos e professores.

Entre suas obras mais conhecidas, estão o Ginásio do Clube Atlético Paulistano, a Casa Millan, a Casa Masetti, o Museu Brasileiro de Escultura e o Museu de Arte de Campinas, a reconfiguração da Praça do Patriarca, pela qual sofreu um processo por intervenção em um patrimônio tombado, a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Cais das Artes em Vitória. o arquiteto também ficou conhecido por se opor à construção de Brasília.

Paulo Mendes da Rocha faleceu em 23 de maio de 2021, aos 92 anos de idade, em decorrência de um câncer de pulmão.

RICHARD DONNER

Richard Donner foi um diretor de cinema estadunidense, extremamente conhecido por seus filmes de ação e aventura. Iniciou sua carreira em 1968, com Uma Dupla em Ponto de Bala, e obteve fama em 1976 com A Profecia. em 1978, dirigiu Superman: O Filme, um dos maiores clássicos dos filmes de super-heróis de todos os tempos. Também trabalhou em Os Goonies, O Feitiço de Áquila, Em Terreno Selvagem e a quadrilogia Máquina Mortífera. Donner é, inclusive, reconhecido como um dos únicos três diretores a estar por trás de todos os filmes de uma quadrilogia, ao lado de Wes Craven (Pânico) e Steven Spielberg (Indiana Jones).

O diretor faleceu em 5 de julho de 2021, aos 92 anos de idade, de causa não divulgada.

ORLANDO DRUMMOND

Orlando Drummond foi um ator, dublador, comediante e radialista brasileiro, que iniciou sua carreira em 1942 como contrarregra, iniciando sua carreira de ator nos anos 50 com a ajuda de Paulo Gracindo e participando de filmes como Rei do Movimento (1954) e Angu de Caroço (1955). Como ator, ganhou notoriedade na comédia devido ao seu personagem Seu Peru, no programa Escolinha do Professor Raimundo, além de ter participado também do programa Zorra Total.

Na dublagem, Drummond se destacou por seu trabalho como o cachorro Scooby-Doo, personagem que ele dublou por mais de 35 anos. Entre outros de seus personagens mais icônicos, estão Alf, o Eteimoso; Patolino e Frajola; Darth Sidious; Popeye; Gargamel, da série clássica dos Smurfs; Vingador, do desenho Caverna do Dragão; Sargento Garcia da série clássica Zorro; entre muitos outros personagens.

Em julho de 2021, Drummond começou a apresentar perda de apetite e de memória. em 27 do mesmo mês, o ator faleceu devido a uma falência múltipla de órgãos, aos 101 anos.

PAULO JOSÉ

Paulo José foi um ator, diretor e roteirista brasileiro. Começou sua carreira em 1966 com o filme O Padre e a Moça, tornando-se protagonista de várias comédias nacionais, como Todas as Mulheres do Mundo; Edu, Coração de Ouro; e O Rei da Noite. Também trabalhou em outras produções como O Homem que Copiava e Policarpo Quaresma, Herói do Brasil. Na televisão, estreou na telenovela Véu de Noiva, passando logo em seguida para as produções Assim na Terra como no Céu e O Homem que Deve Morrer. Em 1972, viveu Shazan em O Primeiro Amor e, em 1985, viveu Alvarino na minissérie O Tempo e o Vento.

Como diretor, Paulo se destacou pela minissérie de 1994, Incidente em Antares, além dos filmes para a TV Vestido de Noiva e São Bernardo. Faleceu em 11 de agosto de 2021, aos 84 anos, em decorrência de uma pneumonia.

TARCÍSIO MEIRA

Tarcísio Meira foi um ator brasileiro, conhecido como um dos maiores intérpretes e galãs de sua geração. Estreou no teatro em 1957, na peça A Hora Marcada. Em 1959, participou do teleteatro Noites Brancas, pela TV Tupi e, em 1961, atuou em Um Pires Camargo, onde contracenou pela primeira vez com Glória Menezes, com quem casaria e formaria um dos maiores casais da televisão brasileira.

No cinema, foi um dos principais atores em atividade nas décadas de 70 e 80, interpretando diversos personagens em filmes como A Máscara da Traição, Independência ou Morte, O Marginal, República dos Assassinos, A Idade da Terra e Eu. Já na televisão, ficou marcado por seu papel como o Capitão Rodrigo Cambará em O Tempo e o Vento, além de seus papéis em Grande Sertão: Veredas, Cleópatra, As Minas de Prata, Sangue e Areia, O Homem que Deve Morrer, Guerra dos Sexos, O Rei do Gado e A Torre de Babel.

Tarcísio Meira faleceu em 12 de agosto de 2021, aos 85 anos, vítima de COVID-19. Ele e a esposa Glória Menezes estavam internados desde o dia 6 e, no dia 10, o ator sofreu uma piora de seu quadro e foi internado da UTI do Hospital Albert Einstein, mas não resistiu e faleceu dois dias depois.

CHARLIE WATTS

Charlie Watts foi um baterista britânico, famoso por integrar a composição original do The Rolling Stones. Começou sua carreira na Blues Incorporated, primeira banda britânica formada exclusivamente por músicos brancos a tocar blues. Após conhecer Mick Jagger, Keith Richards e Brian Jones, ingressou na banda The Rolling Stones em 1963, onde permaneceu por toda a sua vida, trazendo à banda uma grande influência do jazz ao lado do rock & roll. Foi como membro do Stones que Charlie participou da "invasão britânica", que levou bandas do Reino Unido a fazerem enorme sucesso nos Estados Unidos. Ao lado dos Beatles, The Rolling Stones foi a principal banda desse movimento.

Ao contrário de seus colegas de banda, Charlie era mais reservado e não dava muitas entrevistas. Para além do The Rolling Stones, ele também tocou em outros grupos menores, principalmente bandas de jazz. Foi introduzido no Rock & Roll Hall of Fame em 1989. Faleceu em 24 de agosto de 2021, aos 80 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada.

HALYNA HUTCHINS

Halyna Hutchins foi uma diretora de fotografia e jornalista ucraniana, credenciada por mais de trinta filmes, curtas e e minisséries, incluindo os filmes Archenemy, Darlin' The Mad Hatter e Blindfire. Atuou também como jornalista investigativa por muitos anos, cobrindo principalmente os acontecimentos no Leste Europeu, participando principalmente em produções documentais.

Halyna foi morta por um disparo acidental de uma arma cinematográfica, no dia 21 de outubro de 2021, enquanto trabalhava no set de filmagem do filme Rust. A arma havia sido entregue ao ator Alec Baldwin para um teste de cena, mas estava carregada com munição verdadeira e acabou disparando, atingindo a diretora de fotografia e o diretor do filme, Joel Souza, que sobreviveu. Halyna chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu e faleceu aos 42 anos. O caso abriu uma enorme investigação, além de reascender a discussão sobre o uso de armas de munição cenográfica e os perigos que elas acarretam no set.

MARÍLIA MENDONÇA

Marília Mendonça foi uma cantora e compositora brasileira e um dos maiores nomes do cenário nacional entre 2010 e 2020. Conquistou o certificado de tripla platina com seu primeiro DVD, lançado em 2016, e a música "Infiel" se tornou uma das mais tocadas no Brasil e a lançou rumo ao sucesso nacional. Seu segundo álbum, Realidade, foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja. Em 2019, lançou Todos os Cantos, um projeto roteirizado de shows gravados em todas as capitais estaduais do Brasil. O álbum conquistou o Grammy latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja.

Por seus trabalhos, Marília Mendonça se tornou um nome aclamado do sertanejo "sofrência" e a líder do subgênero feminejo, sertanejo cantado por mulheres, revolucionando o cenário do gênero musical sertanejo na década de 2010. Em 5 de novembro, a cantora faleceu em um acidente aéreo, quando o táxi aéreo em que estava caiu na região de Piedade de Caratinga, Minas Gerais. Ela tinha 26 anos.

STEPHEN SONDHEIM

Stephen Sondheim foi um compositor e letrista estadunidense, vencedor de inúmeros Tony Awards, Grammy Awards e do Oscar de Melhor Canção Original Por "Sooner or Later". Esteve por trás de algumas das maiores obras da Broadway, incluindo A Funny Thing Happened on the Way to the Forum, Follies, Sweeney Todd, Into The Woods, Send In the Clowns e In The Park With George. Também foi o letrista dos musicais clássicos West Side Story e Gipsy.

Sondheim também compôs para diversos filmes e foi o presidente da Dramatists Guild de 1973 a 1981. Ele morreu em 26 de novembro de 2021, aos 91 anos de idade. A morte foi repentina, mas de causas naturais, segundo o advogado do compositor.

VIRGIL ABLOH

Virgil Abloh foi um designer de moda estadunidense e o primeiro diretor artístico negro da empresa Louis Vitton. Entrou para o mundo da moda em 2009, a partir de um estágio na Fendi, onde conheceu o rapper Kanye West, que o ajudaria a lançar sua própria marca, a Off-White, em 2013. Para além de West, Virgil também trabalhou com grandes empresas como a Nike, para a qual recriou os dez tênis mais vendidos da empresa em novos formatos, e a IKEA, junto da qual criou sua própria linha de móveis.

Para além das empresas, Virgil também se envolvia em projetos sociais, trabalhando duas vezes com Jenny Holzer para criar uma linha que enfatizava os aspectos positivos da imigração e globalização e para ajudar na criação de camisas para a Federação da Paternidade Planejada da América. Em 2018, tornou-se diretor artístico do vestiário masculino da Louis Vitton, revolucionando o mundo da moda com seu estilo único. Seu primeiro desfile contou com a participação de Rihanna e de rappers como Kid Cudi, Steve Laci e do próprio Kanye West. Em 2018, foi listado pela Revista TIME como uma das cem pessoas mais influentes do mundo.

Virgil faleceu em 28 de novembro de 2021, aos 41 anos, vítima de um angiossarcoma.

LINA WERTMULLER

Lina Wertmüller foi uma cineasta italiana, e a primeira mulher indicada ao Oscar de Melhor Direção da história. Começou sua carreira como assistente de direção de Giorgio di Lullo e Federico Fellini e estreou como diretora em 1963, pelo filme I Basilichi. Nos anos consecutivos, trabalhou nas produções Irmão Sol, Irmã Lua; Mimi, o Metalúrgico; Amor e Anarquia; Por um Destino Insólito; Ferdinando e Carolina; e Pasqualino Sete Belezas, pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Direção e de Melhor Roteiro. Em 2020, foi agraciada com um Oscar Honorário.

Lina também escreveu vários romances, como é o caso de Avrei voluto uno zio esibizionista. A diretora faleceu em 9 de dezembro de 2021, aos 93 anos de idade. A causa da morte não foi informada.

ANNE RICE

Anne Rice foi uma autora estadunidense, especializada principalmente em livros de terror e fantasia. Trabalhou por anos com a temática dos vampiros, sempre apresentando-os como indivíduos com paixões, sentimentos e defeitos humanos. Sua obra de maior sucesso foi Entrevista com um Vampiro, que originou uma série de contos sobre a temática, que incluem também O Vampiro Lestat, A Rainha dos Condenados e A História do Ladrão de Corpos, entre muitos outros títulos.

Para além das obras com vampiros, bruxas e seres sobrenaturais, Anne Rice também escreveu histórias de gêneros variados, como Cristo Senhor: A Saída do Egito e os livros da saga A Dádiva do Lobo. A autora faleceu em 11 de dezembro de 2021, aos 80 anos de idade, em decorrência de um derrame cerebral.

BETTY WHITE

Betty White foi a atriz e comediante estadunidense com a mais longa carreira na televisão entre todos os outros. Pioneira, foi a primeira mulher a exercer controle tanto na frente quanto atrás das câmeras. Ficou extremamente famosa por seus papéis nas séries Golden Girls, pelo qual ganhou o Emmy de Melhor Atriz em Série de Comédia, The Mary Tyler Moore Show, pelo qual foi vencedora duas vezes do Emmy de Atriz Coadjuvante. e Hot in Cleveland. É também conhecida por suas participações em Boston Legal e Saturday Night Live, além de ter atuado nos filmes Tempestade sobre Washington, A Proposta e Você de Novo.

Betty faleceu no dia 31 de dezembro de 2021, aos 99 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada.

MENÇÕES HONROSAS

Tanya Roberts, Atriz estadunidense, famosa por seus papéis sensuais em filmes como Sheena, a Rainha das Selvas e 007 - Na Mira dos Assassinos, além de séries como Charlie's Angels e That 70s Show. Faleceu em 4 de janeiro de 2021, aos 65 anos, vítima de uma infecção urinária.

Hal Holbrook, ator estadunidense. Fez sua estreia no cinema em 1966, com o filme O Grupo, de Sidney Lumet e ganhou fama em 1976 ao interpretar Deep Throat em Todos os Homens do Presidente. Também atuou nos filmes Julia, O Nevoeiro (1980), Creepshow, Na Natureza Selvagem e Lincoln, além da série Sons of Anarchy. Faleceu em 23 de janeiro de 2021, aos 95 anos.

Cicely Tyson, atriz estadunidense, indicada ao Oscar pelo filme Lágrimas da Esperança, de 1972. Também atuou nos filmes Rebeldia de um Bravo, Aeroporto 1980: O Concorde, Tomates Verdes Fritos e A Melhor Escolha. Ficou muito conhecida pela minissérie Roots e por seu papel em How To Get Away With Murder. Faleceu em 28 de janeiro de 2021, aos 96 anos, de causa não revelada.

Jean-Claude Carrière, roteirista, escritor e diretor francês, tendo sido um frequente colaborador de Luís Buñuel, tendo trabalhado em Diário de uma Criada de Quarto, A Bela da Tarde, O Discreto Charme da Burguesia e O Fantasma da Liberdade. Também escreveu o roteiro de O Tambor, Danton: O Processo da Revolução e A Insustentável Leveza do Ser. Faleceu enquanto dormia no 8 de fevereiro de 2021, aos 89 anos.

Bunny Wailer, cantor, compositor e percussionista de reggae jamaicano e integrante da formação original da banda The Wailers, junto com Bob Marley e Peter Tosh. Faleceu em 2 de março de 2021, aos 73 anos. O cantor estava internado desde julho de 2020 por conta de um derrame.

Agnaldo Timóteo, cantor, compositor, político e escritor brasileiro e um dos maiores nomes da música romântica nacional, famoso por músicas como "Mamãe", a regravação de "Meu Grito" de Roberto Carlos, "Ave-Maria", "Verdes Campos" e "Galeria do Amor". Também foi eleito vereador no Rio de Janeiro e deputado federal no Rio e em São Paulo. Faleceu em 3 de abril de 2021, aos 84 anos, vítima de COVID-19.

DMX, Rapper, compositor e ator estadunidense, que alcançou enorme sucesso com seus álbuns It's Dark and Hell Is Hot; Flesh of My Flesh, Blood of My Blood; ...And Then There Was X; e The Great Depression, tendo vendido mais de 30 milhões de álbuns e se tornado um dos maiores rappers da história. No dia 3 de abril, foi internado e colocado em coma devido a um ataque cardíaco, e nunca despertou, vindo a falecer no dia 9, aos 50 anos.

Helen McCrory, Atriz britânica vencedora do BAFTA por seu papel em The Queen, conhecida principalmente por seus papéis como Narcisa Malfoy na saga Harry Potter e Elizabeth "Polly" Gray em Peaky Blinders. Faleceu em 16 de abril de 2021, aos 52 anos, vítima de um câncer.

MC Kevin, cantor de funk brasileiro, extremamente popular por músicas como "O Menino Encantou a Quebrada", "Cavalo de Tróia", "Pra Inveja é Tchau" e "Veracruz". Faleceu em 16 de maio de 2021, aos 23 anos, após cair do quinto andar do hotel onde estava hospedado.

Nelson Sargento, cantor e compositor brasileiro e um dos mais importantes sambistas da Estação Primeira de Mangueira, da qual se tornou presidente de honra. Foi integrante dos grupos Voz do Morro e Os Cinco Crioulos. É famoso pelos sambas "Apologia ao Mestre", "Falso Moralista", "Minha Vez de Sorrir" e "Agoniza Mas Não Morre". Faleceu em 27 de maio de 2021, aos 96 anos, vítima de COVID-19.

B.J. Thomas, cantor estadunidense, famoso por seus hits nos anos 60 e 70, entre os quais se destacam "Rock and Roll Lullaby", usada na novela Selva de Pedra, e "Raindrops Keep Fallin' on My Head", do filme Butch Cassidy e Sundance Kid. Faleceu 29 de maio de 2021, aos 78 anos, por complicações de um câncer de pulmão.

Ned Beatty, ator estadunidense que atuou em mais de cem filmes, sendo reconhecido por seus papéis em Todos os Homens do Presidente, Amargo Pesadelo, Jogos de Poder, Rango, Superman e Superman II. Faleceu em 13 de junho de 2021, aos 83 anos de idade, de causas naturais.

Pilar Bardem, atriz espanhola, vencedora do Prêmio Goya por seu papel em Ninguém Falará de Nós Quando Estivermos Mortos. Também atuou em filmes como Carne Trêmula, Entre Rojas e Maria Querida. Faleceu em 17 de julho de 2021, aos 82 anos, devido a uma doença pulmonar

Dusty Hill, baixista e cantos estadunidense, integrante da banda de rock ZZ Top, banda famosa por misturar o hard rock com estilos do sul dos Estados Unidos. Faleceu em 28 de julho de 2021, aos 72 anos, de causa não divulgada.

Mario Monjardim, dublador e diretor de dublagem brasileiro, conhecido por dar voz a personagens como Pernalonga, Salsicha, Capitão Caverna e Zé Colmeia. Faleceu em 30 de julho de 2021, aos 86 anos de idade. A causa da morte não foi revelada, mas rumores apontam para sequelas de um AVC sofrido por ele em 2020.

Julio Chaves, ator e dublador brasileiro, conhecido por dublar diversos atores como Rowan Atkinson, Tommy Lee Jones, Mel Gibson, Jeff Bridges e Jeremy Irons, além de dar voz a personagens como o Arqueiro Verde, Marlin de Procurando Nemo, Bill de The Last of Us e Walter Smithers em Os Simpsons. Faleceu em 10 de agosto de 2021, aos 76 anos, vítima de COVID-19.

Sergio Mamberti, ator, diretor, produtor e artista plástico brasileiro, famoso por seus papéis em peças como O Balcão, Hamlet, Calabar: O Elogio da Traição e Tartufo, além de seus papéis nas novelas Vale Tudo, Brilhante e em filmes como A Hora da Estrela e O Bandido da Luz Vermelha, além de seu papel como Dr. Victor em Castelo Rá-Tim-Bum. Faleceu em 3 de setembro de 2021, aos 82 anos, em decorrência de uma falência múltipla de órgãos provocada por uma infecção pulmonar.

Michael K. Williams, ator, dançarino e repórter estadunidense. Ficou extremamente conhecido por seus papéis em The Wire e Boardwalk Empire. Também trabalhou em filmes A Estrada, Vício Inerente, 12 Anos de Escravidão e Medo da Verdade. Faleceu em 6 de setembro de 2021, aos 54 anos, vítima de uma overdose.

Luiz Gustavo, ator hispano-brasileiro. Iniciou sua carreira como contrarregra e obteve notoriedade como Beto Rockfeller, na telenovela homônima de 1968. Alguns de seus papéis mais marcantes são as novelas Ti Ti Ti, Anjo Mau e O Salvador da Pátria, além do detetive Mário Fofoca em Elas por Elas e de Vavá no programa humorístico Sai de Baixo. Faleceu em 19 de setembro de 2021, aos 87 anos, devido a um câncer de intestino.

James Michael Tyler, ator estadunidense, conhecido principalmente por ter interpretado Gunther, personagem icônico da série Friends, que foi ao ar de 1994 a 2004. Morreu em 24 de outubro de 2021, aos 59 anos de idade, em decorrência de um câncer de próstata.

Gilberto Braga, autor de telenovelas brasileiro, indicado ao Emmy de 2008 por sua produção Paraíso Tropical. Também foi o autor das novelas Babilônia, Anos Rebeldes, O Primo Basílio, Brilhante, Dona Xepa, Escrava Isaura, Senhora e Helena. Faleceu em 26 de outubro de 2021, aos 75 anos, vítima de complicações de um Mal de Alzheimer e de uma infecção sistêmica causa por uma perfuração no esôfago.

Nelson Freire, pianista brasileiro que se apresentou como solista nas principais orquestras do mundo, incluindo a Filarmônica de Berlim, a Filarmônica de Nova York, a Orquestra de Paris e a Orquestra Sinfônica de Londres, tendo feito apresentações de inúmeros compositores clássicos, como Chopin, Bach e Beethoven. Faleceu em 1 de novembro de 2021, aos 77 anos de idade, em decorrência de uma queda sofrida em casa.

Ruy Ohtake, arquiteto e designer brasileiro, professor da FAU-USP e da Universidade Mackenzie. Entre suas maiores obras, estão os hotéis Unique e Renaissance, o Parque Ecológico do Tietê, o Expresso Tiradentes, as centrais telefônicas da COTESP, a Agência Butantã do BANESPA, os jardins e o museu da Organização dos Estados Americanos e a Embaixada Brasileira em Tóquio. Faleceu em 27 de novembro de 2021, aos 83 anos, em decorrência de uma mielodisplasia.

Vicente Fernández, cantor mexicano que vendeu mais de 50 milhões de álbuns, famoso por sucessos como "Por tu maldito amor" e "Volver, volver". Faleceu em 12 de dezembro, aos 81 anos, após passar cinco meses internado após uma queda sofrida em sua fazenda.

Jean-Marc Vallée, cineasta francês, diretor do filme Clube de Compras Dallas e vencedor de dois Emmys pela série Big Little Lies. Também participou da minissérie Sharp Objects e foi diretor do filme Livre. Foi encontrado morto em sua cabana em Quebec, tendo falecido entre 25 e 26 de dezembro, aos 58 anos.

ARTIGOS relacionados

deixe seu comentário